Por RD NEWS
Durante a abertura do Circuito Aprosoja, maior evento pré-safra do país, o vice-governador Carlos Fávaro afirmou que as dificuldades financeiras ocasionadas pela crise econômica devem ser superadas em Mato Grosso com a ajuda do agronegócio.
O evento ocorreu na noite desta quinta (7), no Hotel Gran Odara, na Capital. “As dificuldades não serão enfrentadas só pelos secretários de Estado, pelo governador (Pedro Taques), ou pelos servidores. Serão superadas, principalmente, pela união de todos, e com a ajuda desse setor que é a mola propulsora do desenvolvimento do Estado", discursou
Nessa dinha, disse não se recordar de outra gestão onde houvesse gente ligada ao setor produtivo engajada, trabalhando. "Gente da indústria, da agricultura e pecuária, para que o governo volte a colocar Mato Grosso nos trilhos”, apontou.
Como ex-presidente da Aprosoja, e tendo participado de outros 10 circuitos da Associação, Fávaro disse que se sente lisonjeado em prestigiar a 11ª edição do evento. Para ele, o agronegócio é um segmento que sente os reflexos da crise, mas que é muito pujante e organizado. Na avaliação dele, um exemplo é um evento como esse, que leva informação para o produtor. “É uma resposta muito ágil ao momento difícil que estamos passando”, classificou.
O vice-governador parabenizou o presidente Aprosoja, Endrigo Dalcin, e todos os envolvidos na realização do Circuito. Ele avaliou que o evento será fundamental para a capacitação dos produtores, por proporcionar um debate necessário sobre as oportunidades neste momento pelo qual passa o setor.
Fávaro citou também que, apesar do cenário das contas públicas estar desfavorável, o Estado não freará investimentos. As políticas públicas mais fortes para o agronegócio devem vir do Governo Federal, conforme o vice-governador. No entanto, é uma prioridade para o Governo do Estado continuar reconstruindo a malha rodoviária de Mato Grosso.
“Estamos hoje com 130 frentes de trabalho recuperando rodovias pavimentadas e pavimentando outras, fechamos 2015 com 530 quilômetros de capa asfáltica. O trabalho na melhoria das legislações ambientais e tributárias tem sido constante. Neste um ano e meio muita coisa já avançou”, reafirmou.
Para o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, com este evento, a entidade cumpre mais uma vez o papel de ser o elo entre o produtor rural e os demais agentes influentes da política e economia nacionais. “Não temos dúvidas de que os produtores, acostumados com grandes desafios e pioneirismo, saberão aproveitar as novas oportunidades para o seu negócio. Ao contrário de outros setores, a agricultura brasileira é o único setor da economia que ainda está em crescimento, e que deve ser protagonista na retomada do crescimento do País”, sustentou Dalcin.
Estiveram presentes também o senador José Medeiros (PSD); o deputado federal Nilson Leitão (PSDB); o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk (ex-presidente da Aprosoja); o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte; secretário de Estado de Fazenda, Seneri Paludo; e o de Planejamento, Gustavo Oliveira.
O evento
O Circuito Aprosoja teve início em 7 de julho e termina em 19 de agosto. O objetivo é levar informações estratégicas ao produtor, auxiliando-o no planejamento da safra, com palestras nas 23 maiores cidades produtoras de soja de Mato Grosso. O evento reúne especialistas de renome nacional e internacional e já está consolidado entre os sojicultores do estado.